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Grupo O Boticário lança nova marca de beleza

Cosméticos & Perfumaria/ Informação

KATIANE BENEVENTO ROMERO

 Terceiro maior mercado consumidor de beleza do mundo, o Brasil vem assistindo nos últimos meses a uma verdadeira enxurrada de novidades. Uma das grandes culpadas por esse movimento é a Sephora, a gigantesca multimarca francesa que abriu sua primeira loja por aqui em julho no shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Desde 2010, quando a rede confirmou que estava programando sua chegada ao país, o mercado se aqueceu como nunca. Só para se ter uma ideia, desde o início de 2012, badaladas marcas de cosméticos, que há tempos eram desejadas pelas brasileiras, passaram a ser comercializadas por aqui. Entre elas, as famosas Benefit, Make Up For Ever, Urban Decay e bareMinerals.

Com tantos “gringos” tomando conta do pedaço, não era de se estranhar que o mercado nacional também começasse a se movimentar. A Natura, poderosa na venda direta, abriu sua primeira loja física na capital paulista em fevereiro. Com endereço estrelado (em plena rua Oscar Freire), o local deveria funcionar apenas até o mês de junho, porém, a marca já divulgou que manterá as portas abertas até o final do ano.

Agora, é a vez de O Boticário, grupo que possui a mais rentável rede de franquias do Brasil, lançar uma nova marca. O nome é inusitado (Quem disse, Berenice?), mas o propósito é bem claro: conquistar novas consumidoras ávidas por lançamentos e por uma grande gama de opções de cores e acabamentos.

Quem disse, Berenice? chega ao mercado com um portfólio respeitável: são 500 itens, entre eles, 100 cores de batom, 70 de sombra e 18 tonalidades de base, além de diversas opções de esmaltes, pós compactos, demaquiantes, primers, máscaras para cílios e afins. Um dos slogans da marca explica bem o espírito irreverente: “se joga!”. A ideia, segundo a empresa, é oferecer opções para mulheres que querem ter uma relação divertida com a maquiagem. O que se prega é o fim das regras e a criatividade na hora de se maquiar.

Além da irreverência e da grande oferta de produtos, o que mais chama atenção na marca é o modelo de venda. Por hora, serão sete lojas, três já inauguradas (shopping Paulista, shopping Metrô Tatuapé e rua João Cachoeira), três com inauguração prevista ainda para agosto (shoppings Aricanduva, Boulevard Tatuapé e Tamboré) e uma prometida para outubro (shopping Metrô Itaquera). O diferencial fica por conta da maneira como os produtos estão expostos: a loja funciona em um esquema de “autoserviço”, ou seja, a consumidora pode visualizar, tocar e provar todos os produtos, algo que ainda não é muito comum nas lojas de cosméticos brasileiras, mas que a Sephora já adota como modelo há décadas. Esse modelo transforma a experiência de compra e leva a consumidora a realmente provar os produtos antes de comprar, o que facilita a escolha do cosmético ideal e garante a satisfação da curiosidade da consumidora.

A marca tem preços competitivos, os batons custam em média R$ 19, os esmaltes custam R$ 9,90, e em setembro inaugura seu e-commerce, o que a tornará acessível a consumidoras de outros estados do país.

 

Perfume, um dos maiores símbolos de sedução de todos os tempos.

Cosméticos & Perfumaria/ Informação

Simone Fonseca

Primeiro beijo, mar, primeira festa, montanha, o perfume da adolescência, o cheiro do laquê da professora do primário, flor, o cheirinho do namoradinho de infância, o cheiro do namorado de hoje, ervas. Perfume do filho, dos brinquedos do filho, madeiras. Perfume dos amigos que a gente mais gosta. Perfumes que a gente detesta.

A história de cada um de nós guarda uma sinfonia de cheiros. Basta a gente sentir um perfume novamente e a lembrança original volta com força total. É como o aroma do bolo de fubá da casa da avó, ou da mãe ou da tia que está em todos os bolos de fubá que você encontra pela frente. Ou o perfume que um desconhecido usa e você – magicamente – se lembra de um amigo que não vê há séculos. Os cheiros têm esse poder de trazer à tona todo um universo adormecido. Aliás, como bem disse o grande escritor francês Marcel Proust, ““em cada minúscula gota, vive a vasta estrutura da memória”.

O olfato é um dos nossos sentidos mais misteriosos, justamente porque a apreensão do cheiro não passa pela mente racional. A informação vai direto para a área do cérebro ligada às emoções, sem que tenhamos tempo de piscar. É por isso que vivemos à mercê das emoções que os perfumes das coisas e pessoas nos causam.

Esse repertório olfativo é a base de criação dos perfumistas. Profissionais que têm dentro de si uma paleta inimaginável de cheiros e, como grandes chefs, criam suas receitas a partir da combinação de notas inspiradas em flores, frutas, resinas, madeiras, ervas. Assim nascem as fórmulas que frequentam nucas, pulsos e histórias de homens
e mulheres do mundo inteiro.

Nos dias de hoje, os perfumistas trabalham para grandes casas de perfumaria, como Givaudan, IFF e Firmenich, ou então para empresas cosméticas como a Natura, e seus passes valem peso de ouro, ou melhor dizendo, valem toneladas de pétalas de rosa-da-bulgária. 

O que faz esses profissionais serem tão valorosos para o mercado é exatamente sua capacidade de traduzir emoções em líquidos preciosos, que são vendidos em frascos igualmente preciosos. E se é assim hoje, como foi no passado? Os primeiros perfumistas eram sacerdotes que faziam suas fórmulas com resinas, madeiras e ervas para honrar os deuses. Ao invés de líquidos, eram incensos que eles queimavam para exalar o vapor aromático. Daí o nome per fumum (pela fumaça, em latim). Para dar um cheiro de como eram essas fórmulas, segue uma das mais antigas que se têm registro, provavelmente criada por um desses sacerdotes.

Fórmula do Extrato de Estoraque encontrada por arqueólogos em uma das paredes do tempo de Edfu, no sul do Egito. Estava reservada às deusas do Delta e de Tebaida. Sua preparação demandava seis meses.

0,575 litro de sumo de algarobo

1,010 g de incenso seco

600 g de estoraque

25 g de cálamo

10 g de aspaláto

10 g de almácego

15 g de sementes de violeta

0,5litro de vinho e água misturados.

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Luxo & Beleza/ Beleza

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Silvio Passarelli

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